quarta-feira, 30 de abril de 2014

dunkleosteus

dunkleosteus

cerca de 400 milhões de anos atras, a terra era um lugar muito diferente, durante o período  devoniano  as massas de terra do mundo ficava em torno do equador  em forma de dois super-continentes , o euroamerica e o gonowara, um so mar copia a terra onde  hoje ha terra seca.
  o mar cobria grande parte da terra e entre os abridantes existiam peixes e tubarões, mas o caçador mais letal do oceano era o dunklesteus, ele pertence a um grupo de predadores dotados de blindagem chamadas de placodermos, peixes revestidos de placass que mediam desde 9 metros e com quase 400 toneladas  ha peixes minúsculos  que nao passavam de poucos sentimetos.
    no período devoniano  os placodermos eram caçadores vorazes  mas nenhum se comparava com o dunkleosteus.
      apesar de seu poder e tramanho  de uma baleia assassina  o legado do dunkleosteus e fugiu, diferente de seus concorrentes  no devoniano, hoje não ha nenhum descendentes dos placodermos.
     as únicas pistas sobre esse gigante veio das únicas evidencia física  que existem. a blitagem  térmica fossilizada que revestia a parte dianteira do peixe.



o dunkleosteus tem uma mordida que equivale a uma mordida de um tiranossauro rex  que tem uma das mordidas mais fortes ja comprovada, ela tambem se compararia a uma mordida de um arigador, uma das mais forte nos dias de hoje. sua mordida podia chegar a força de 5,625 quilos por centimeto quadrado,o dunkleosteus não tinham dentes mas sim  pontubelancias  óssea  que se afiavam sovinhas com o bater de uma na outra.


segundo pesquisadores  este peixe era duas vezes mais poderoso  do que o mais forte predador dos dias atuais, o grande tubarao branco. emedindo mais de 5 metros de comprimento e pesando mais de 400 toneladas taria de 10 a 0 na gente, veja algumas fotos que mostra o seu tamanho comparado ao nosso, ainda bem que ele nao vive a nossa era, nao é.




 bom realmente ele, era o rei dos mares no periodo devoniano, aqui vai um resumo desse enorme mostro.
                                um dos maiores e mais formidaveis placodermos foi o dunkleosteus, que recebeu esse nome como homenagem ao paleontologo americano D.H. DUNKLE. com cabeça e maxilas enormes, ele alcançava o comprimento de 5 metros. apenas a sua cabeça e tronco eram recoberto por escudos protetores, deixando sua imensa nadadeira peitoral musculosa livre para realizaçao das manobras. os cientistas nao estao certos a respeito da forma e habitos do dunkleosteus. eles poderiam ter forma de tubaroes, nadando e caçando  ativamente, ou teriam um corpo alongrado como o de uma enguia, com nadadeiras alongadas, e viver no fundo do mar, nadando sinuosamente.

cabeça encouraçada

  dunkleosteus foi menbro do grupo de placodermos artrodiros ou `` pescoços articulados´´.
eles moviam a cabeça para tras e abriam a boca, revelando placas osseas afiadas que serviam como dentes. provavelmente atacavam pequenos tubaroes primitivos.


nome cientifico:  dunkleosteus
tamanho: 5m ou mais de comprimento
dieta: peixes
habitart: oceano
onde foi encontrado: europa, africa e america do norte
idade: final do devoniano
genero aparentados:  bruntonichthys , bullerichthys

Nenhum comentário :

Postar um comentário